quinta-feira, 25 de junho de 2015

Não se Ama Alguém Senão pelas Qualidades Aparentes

Dia do Dia 25/06/2015
www.oraculosweb.com.br

 Blaise_Oráculosweb

- Um homem que se põe à janela para ver quem passa, se eu passar, poderei dizer que ele se pôs lá para me ver? Não, pois ele não pensa em mim em particular. Mas aquele que ama alguém por causa da sua beleza, ama-o? Não; porque a varíola, que matará a beleza sem matar a pessoa, fará com que ele deixe de a amar.
E se me adiam pelo meu juízo, pela minha memória, amam-me, a mim? Não; porque eu posso perder estas qualidades sem me perder a mim mesmo. Onde está pois este eu, se não está nem no corpo nem na alma? E como amar o corpo ou a alma, senão por essas qualidades que não são o que faz o eu, visto que podem perecer? Pois, amar-se-á a substância da alma de uma pessoa abstratamente e as qualidades que lá estiverem? Isso não pode ser e seria injusto. Logo não se ama nunca a pessoa, mas somente as qualidades. Portanto, que não se riam mais daqueles que se fazem honrar pelos cargos e ofícios, pois não se ama ninguém senão pelas qualidades aparentes.

Blaise Pascal 





quarta-feira, 24 de junho de 2015

DAS UTOPIAS

Dia do Dia 24/06/2015
www.oraculosweb.com.br


 Utopia_Oraculosweb



Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!


Mario Quintana



segunda-feira, 22 de junho de 2015

ENTENDIMENTO OU RENÚNCIA

Dia do Dia 22/06/2015
www.oraculosweb.com.br


 Renuncia_oraculosweb

- Jamais uso a palavra renúncia. O que digo é: goze da vida, do amor, da meditação, das belezas do mundo, do êxtase da existência... goza de tudo!
Transforme o mundano em sagrado. Transforma. Transforma a Terra no paraíso.
E então, indiretamente, comece a produzir certa renúncia. Mas é uma coisa que ocorre, não o faz você. Não é algo que você faz, é algo que ocorre.
Comece a renunciar a suas tolices, comece a renunciar ao lixo. Comece renunciar às relações insensatas. Comece a renunciar a trabalhos que não satisfazem seu ser. Comece a renunciar a lugares aos quais não era possível o crescimento.
Mas eu não chamo a isso de renúncia. Chamo-o entendimento, consciência.
Se levar pedras na mão acreditando que são diamantes, eu não te direi que renuncie a essas pedras. Limitarei-me a te dizer: «Mantenha-se alerta e lance outro olhar.»
Se você mesmo descobrir que não são diamantes, que necessidade tem que renunciar a elas? Cairão de suas mãos por si mesmo.
De fato, se quer seguir levando-as terá que fazer um grande esforço, terá que aplicar muita força de vontade para seguir levando-as. Mas não poderá levá-las muito tempo; assim que tenha visto que são inúteis, que não valem nada, terá vontade de atirá-las.
E quando suas mãos ficarem vazias poderá procurar autênticos tesouros. E os tesouros autênticos não estão no futuro. Os autênticos tesouros estão aqui mesmo, agora.

OSHO

Trecho Extraído do Livro "Consciência: A Chave Para Viver em Equilíbrio"




sexta-feira, 19 de junho de 2015

O Sexo é um Caso Sério

Dia do Dia 19/06/2015
www.oraculosweb.com.br



- Pensai no casal mais belo, mais encantador, como ele se atrai e se repele, se deseja e foge um do outro com graça num belo jogo de amor. Chega o instante da volúpia, e toda a brincadeira, toda a alegria graciosa e doce de súbito desapareceram. Porquê? Porque a volúpia é bestial, e a bestialidade não ri. As forças da natureza agem por toda a parte seriamente. A volúpia dos sentidos é o oposto do entusiasmo que nos abre o mundo ideal. O entusiasmo e a volúpia são graves e não comportam a brincadeira.

Arthur Schopenhauer



quarta-feira, 17 de junho de 2015

OráculosWeb Dica do Dia!

Dia do Dia 17/06/2015
www.oraculosweb.com.br


 Tao_te_ching_oraculosweb


- Um estado deve ser governado com a justiça normal. Uma guerra deve ser gerida com golpes de surpresa fora do normal. Mas o mundo deve ser controlado sem forçar, pela não-ação. Como sei eu que é assim? Porque quanto mais decretos proibitivos existirem, maior será a pobreza do povo; Quanto mais armas existirem, maior será a desordem; Quanto mais engenho e técnica existirem, mais estranhos produtos aparecerão; Quanto mais regras e regulamentos, mais ladrões e bandidos haverá. Por isso o sábio diz: Não farei nada e as pessoas transformar-se-ão por elas próprias; Contentar-me-ei com ficar quieto e as pessoas ficarão honestas; Sem me preocupar com isso, as pessoas enriquecerão; E, sem que eu o deseje, terão uma vida boa, voltando à simplicidade primitiva.

Tao Te Ching



quinta-feira, 11 de junho de 2015

OráculosWeb Dica do Dia!

Dia do Dia 11/06/2015
www.oraculosweb.com.br

 Fabricio_Carpinjar

- Não há quem não feche os olhos ao cantar a música favorita.
Não há quem não feche os olhos ao beijar, não há quem não feche os olhos ao abraçar.
Fechamos os olhos para garantir a memória da memória.
É ali que a vida entra e perdura, naquela escuridão mínima, no avesso das pálpebras.
Concentramo-nos para segurar a dispersão, para segurar a barca ao calor do remo.
O rosto é uma estrutura perfeita do silêncio. Os cílios se mexem como pedais da memória.
Experimenta-se uma vez mais aquilo que não era possível.
Viver é boiar, recordar é nadar. 

Fabrício Carpinejar


http://www.oraculosweb.com.br/canais/dicasDia.asp
https://www.facebook.com/OraculosWeb
https://plus.google.com/u/0/+ContatoOraculosWeb/posts